sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

10 Dicas para ser criativo em sala de aula



As férias estão chegando ao fim! 
Então bora pensar e repensar maneiras de trabalhar com nossas crianças / adolescentes ... seja na escola, no consultório, na casa. Serve para todos!!



******************************************************************************

10 Dicas para ser criativo em sala de aula


Mas como estimular a criatividade em seus alunos, se você mesmo não se considera criativo?

Como ensinar diferente, se você continua pensando exatamente da mesma forma, sem se dar a chance de mudar?
Tenha em mente que a criatividade também pode ser exercitada. Mas este exercício tem que ser feito primeiro em você.
Separamos algumas dicas para você exercitar o seu olhar criativo, da mesma forma que falamos sobre composição musical para crianças.


1- Comece evitando dizer que NÃO é criativo. Esta é a frase que eu mais ouço todos os dias. Se você diz que não é, realmente nunca será. Experimente TENTAR ser criativo. Faça algo que você faz todos os dias da mesma forma , tentando mudar algum detalhe, só para ver no que dá.
2 – O que nos leva a esta segunda dica: ERRE. O medo do erro é o que nos leva a temer o diferente. Permita-se errar, e faça o mesmo com seus alunos. Será um aprendizado valioso para os dois.
3 – Errou? Tente ver o que consegue aproveitar do seu erro. Muitas coisas foram criadas por acidente – penincilina, viagra, batata chips. Muitas vezes o resultado do erro é melhor do que esperado, ou extremamente diferente, o que leva a novas possibilidades.
4 – Pensar de forma criativa é um exercício diário. Em jargão empresarial usa-se o termo “pensar fora da caixa”, buscando-se enxergar as coisas de fora. Tente enxergar sob os olhos de outras pessoas, ou imaginar o olhar de uma criança. Bom começo para se aproximar do universo delas.
5 – A sua criatividade esbarra nos limites que a cultura de sua escola lhe impõe. Então, nem sempre soluções mirabolantes serão bem-vindas em escolas mais tradicionais, por exemplo. Lembre-se: muitas vezes a solução mais criativa também pode ser a mais simples. Busque coisas que possam ser implementadas no seu dia-a-dia, e não lhe tragam conflitos desnecessários.
6 – Criar algo demanda tempo. Levemos em conta, por exemplo, o nome de nosso blog: MUSIQUEDUCANDO. Eu queria criar uma palavra – um neologismo – e fui juntando várias combinações no papel. As primeiras soluções, mais óbvias, foram nomes como MUSICANDO, MUSICALIZANDO, etc. que já são utilizados em outros projetos. Até chegar à palavra final, foram várias tentativas, durante muitos dias.  O resultado acabou utilizando MUSIQUE (música em francês) e EDUCANDO.
7 – Tenha esta palavra em mente: POSSIBILIDADES. Sempre falo que lecionar é tomar ciência dos milhões de possibilidades para a sala de aula. Cada método de ensino, cada abordagem é uma estrada cheia delas. Pense em coisas diferentes que você pode tentar em seu dia-a-dia, e TENTE.

8 – Quando uma pessoa possui muita certeza do que pensa, dificilmente estará aberta a novas possibilidades. Por isso, duvide de si mesmo o tempo todo. Questione-se e ouça mais os outros, além de a si mesmo.
9 – Preste atenção no que os outros professores fazem, no que os alunos dizem, nas referências que vem de fora da escola. Tudo isso é material bruto para ser lapidado em suas aulas. Saiba o que sua “concorrência” está fazendo e, se conseguir, troque experiências. Não tenha medo de contar como faz as suas coisas. Mesmo que alguém lhe copie, nunca será igual a você. Pode até ser melhor, mas dificilmente será exatamente igual. Aprender a compartilhar é um bom caminho para receber também dicas criativas.
10 – Evite a cópia. Mas não há nada errado em inspirar-se – e, se fizer isso, sempre cite a fonte de sua inspiração. O seu olhar sobre o trabalho de uma outra pessoal gerará um trabalho completamente diferente. Mas isso é muito importante – sempre cite a fonte de suas inspirações e pesquisas. É ético e bem bacana.
Por Marcelo Serralva
Fonte: http://musiqueducando.com.br/10-dicas-para-ser-criativo-em-sala-de-aula/

Sobre Marcelo Serralva: Músico, compositor e educador musical. Cursa Licenciatura em Música pela UNIS. Como professor, leciona em escolas de educação infantil e ensino fundamental. Além disso, possui um trabalho musical voltado para o público infantil chamado A Turminha do Tio Marcelo. Saiba mais em www.turminhadotiomarcelo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário